Dom José do Patrocínio Dias

Jul 2021

A pedido Congregação das Oblatas do Divino Coração, em Beja, a laetus desenhou e desenvolveu o website de D. José do Patrocínio Dias. Um projeto de gratidão, por quem foi, pelo que fez e o que legou.

Evocando vários momentos da vida de Dom José, esta iniciativa quer destacar particularmente o carácter de um homem que soube enfrentar os desafios com que se deparou em situações tão difíceis como a destruidora guerra na Europa e a penúria material e espiritual em que se encontrava a Diocese de Beja. Agitador de consciências, mobilizador de vontades, congregador de sentimentos de generosidade, D. José apresenta-se como um homem que tem um projecto de Igreja para o Baixo Alentejo e um programa de acção evangélica para todos, a começar pelos mais pobres.

Dom José foi uma figura determinante na restauração da Diocese e mesmo do Baixo Alentejo. Esta homenagem é, pois, não só um dever de gratidão mas sobretudo um apelo a prosseguirmos, enquanto Igreja, na mesma linha de dedicação àqueles que nos procuram e aos que nós devemos procurar.

Os que pertencem ao passado não foram seguramente melhores do que nós poderemos ser, mas teremos de o provar. No dizer de um ditado já secular de antigos sábios, “aos seus ombros poderemos ver mais longe do que eles puderam ver.”

O legado de D. José do Patrocínio Dias é incontornável para a História de Portugal (e catolicismo Português), particularmente nas regiões da Covilhã e Beja. Um Homem cuja vida reflete as ações de um verdadeiro Ser Humano.

“Realmente tivemos a sorte de encontrar as pessoas certas. Vocês são profundos na essência daquilo que queríamos. Não são pela rama vão mais além, talvez pela profissão que têm, pela experiência e também pela bondade do coração que vocês têm com certeza...Foram admiráveis.”

Irmã Teresa Geraldo, Congregação das Oblatas do Divino Coração

Mais Projectos

Interessado em trabalhar com a laetus? Adoraríamos saber mais.
Agende uma reunião →